Projecto de Lar de Idosos de Touro, Vila Nova de Paiva
O projecto de Lar de Idosos de Touro, concelho de Vila Nova de Paiva, foi realizado em 2010 em colaboração com o Atelier de Arquitectura e Engenharia Vistraço, Lda., Viseu.
A proposta assenta na criação de um volume, orientado para o espaço público existente que constitui o parque urbano de Touro.
A organização do edifício desenvolve-se em 2 pisos acima do solo, assentando na criação de espaços distintos interligados, proporcionando esquemas de vivências autónomos e diferenciados: o piso 0 destina-se a áreas de carácter público, tais como áreas de administração, serviços, tratamento e áreas de convívio, e o piso 1 destina-se a áreas de carácter privado, nomeadamente a área dos quartos com capacidade para 21 utentes; e um piso em cave para estacionamento privativo e instalações técnicas.
O projecto de arquitectura foi estruturado de forma a permitir a compatibilidade funcional entre as valências previstas de lar e apoio domiciliário, estabelecendo uma relação directa com a organização dos espaços comuns, públicos e de serviços, tendo sido considerados os seguintes espaços:
– ESPAÇOS COMUNS: conjunto de espaços de entrada e recepção, instalações para o pessoal, zonas de apoio como armazém, rouparia/lavandaria/engomadaria, preparação de refeições, arrumos produtos de limpeza, arrumo para vasilhame e depósito de lixos.
– SERVIÇO DE APOIO DOMICILIÁRIO: desenvolve-se para 20 utentes e constitui uma resposta social que permite a prestação de cuidados individualizados e personalizados no domicílio. Os espaços destinados ao apoio domiciliário são os seguintes: área técnica e administrativa (1 Gabinete para atendimento público), lugar coberto para viaturas em serviço de carga/descarga de pessoas ou objectos.
– LAR PARA IDOSOS: está directamente relacionado com o Serviço de Apoio Domiciliário, maximizando-se assim a eficácia dos serviços que irá prestar. O dimensionamento desta valência foi considerada para 21 utentes, contendo os seguintes espaços: área de direcção e dos serviços administrativos (1 gabinete da direcção, sala de reuniões), área de serviço de saúde (1 gabinete médico, com uma instalação sanitária), área de refeições, área de convívio e actividades, área de quartos com instalação sanitária privada adaptados a pessoas com mobilidade condicionada, área de estar com copa, unidade de banho assistido.