Projecto do Centro Escolar de Termas do Carvalhal
O estudo do projecto do Centro Escolar de Termas do Carvalhal, concelho de Castro Daire, foi realizado em 2010 em colaboração com o Atelier de Arquitectura e Engenharia Vistraço, Lda., Viseu, para submissão a concurso.
No terreno está implantada uma escola do 1º ciclo, sendo mantida a construção do plano centenário, de acordo com indicação do programa, a qual se pretende integrar no novo espaço.
A estrutura do Centro Escolar assenta na criação de dois núcleos com espaço comuns, situados nos topos do Edifício, articulados por dois pátios centrais que funcionam como elementos de organização dos circuitos independentes do Pré-Escolar e do 1º Ciclo.
Na entrada principal, localizada no alinhamento e prolongamento da escola existente, desenvolve-se o átrio que funciona como elemento articulador das áreas públicas com as áreas de ensino.
Na escola do plano centenário, que funciona como elemento integrante da linguagem proposta, desenvolve-se a sala dos professores, o gabinete de atendimento ao público e o gabinete da direcção, articulados com a recepção/reprografia, arquivo, instalações sanitárias públicas, sala de trabalho para professores e sala das auxiliares, propostos no edifício novo.
As 4 salas de actividade do 1º Ciclo e as 2 salas do Pré-Escolar, desenvolvem-se em paralelo, articuladas através de dois pátios centrais, gerando dois circuitos independentes de acesso às mesmas. Os dois pátios centrais proporcionam ambientes e vivências diferentes ao longo dos circuitos existentes.
Estes dois circuitos culminam em dois átrios de distribuição para as áreas comuns.
Na zona Este propõe-se a Biblioteca/Mediateca; na zona Oeste do Edifício propomos um átrio com acesso directo à área exterior coberta, que articula a sala polivalente, com balneários associados, a sala de refeições e a área de serviços constituída pela cozinha, despensa, depósito de lixos, arrumos, área técnica e vestiários para os funcionários.
Para o exterior propõe-se um campo de jogos para complemento de actividades físicas ao ar livre, um parque infantil como espaço de apoio ao Pré-Escolar e uma área reservada à criação de horta pedagógica, zona arborizadas.