Projecto de Reabilitação de Edifício para Restaurante em Pendilhe
O projecto de Reabilitação de Edifício em ruína e Adaptação a Estabelecimento de Restauração em Pendilhe, concelho de Vila Nova de Paiva, foi realizado em 2009 em colaboração com o Atelier de Arquitectura e Engenharia Vistraço, Lda., Viseu.
Depois de analisado o estado do edifício existente optou-se por manter, sempre que possível, as paredes existentes, embora sempre que necessário prevê-se a demolição de algumas zonas por questões de segurança, prevendo a sua reconstrução com reutilização das peças de granito originais, de forma a uniformizar as fachadas exteriores.
As áreas necessárias à organização do programa do estabelecimento de restauração determinam a ocupação de toda a área de implantação do edifício pré-existente, prevendo-se no alçado sul o acesso à área de lazer.
O projecto de arquitectura foi estruturado com base a permitir compatibilidade funcional entre as áreas de acesso público e as áreas de serviços e de apoio.
O edifício é constituído por dois pisos acima da cota de soleira, sendo que o piso superior funciona como mezzanine para o piso inferior. Assim, no corpo de maior volumetria, desenvolve-se o espaço destinado à sala de refeições, instalações sanitárias publicas e acesso à plataforma exterior, enquanto no corpo com dimensões mais reduzidas prevê-se a distribuição das zonas de serviços e apoio.
A entrada principal para a sala do restaurante tem ligação directa ao hall de entrada, funcionando como espaço de recepção. O hall comunica com a sala de refeições através de escadas e de rampa. O bar funciona como espaço de espera interligado com a área de refeições e com a zona de serviços. Neste piso existe ainda o núcleo de instalações sanitárias masculinas e femininas.
A entrada secundária dá acesso à área de serviços, que contemplam os vestiários para os funcionários, bem como acesso à cozinha, despensas, zona de armazenagem e zona de lixos.
No piso 1 desenvolve-se mais uma sala de refeições com uma copa de apoio, proporcionando a visibilidade para o piso inferior, visto este piso funcionar como mezzanine.
O acesso ao piso superior é efectuado através de escadas integradas na sala de refeições do piso 0 e a ligação de serviço entre os dois pisos é feita através de um monta-pratos que liga as copas dos dois pisos.